FAÇA CONTATO









É inevitável que, pela lei da natureza, o corpo passe por transformações ao longo da vida. O rosto é um dos locais com mudanças mais aparentes. Com o avanço da idade, os sinais de jovialidade dão lugar a um aspecto envelhecido, com linhas de expressão mais marcadas, rugas e pés de galinhas.

Essas mudanças acontecem devido à perda progressiva dos tecidos de sustentação da pele, de massa muscular e de colágeno. “Como resultado, aparecem a flacidez, a perda de firmeza e dos contornos faciais, a alteração na textura da pele e o aprofundamento de rugas e sulcos”, explica a especialista.
Teoria do triângulo facial

A especialista exemplifica o processo de envelhecimento usando a teoria do triângulo facial. Em faces mais jovens, é possível identificar a forma de um triângulo com a base voltada para cima com contornos e volumes acentuados (maçã-do-rosto bem definida, sobrancelhas arqueadas, lábios cheios, entre outros). Já em uma pessoa mais velha, essa mesma forma é visualizada com a base voltada para baixo, isso porque os volumes e contornos enfraquecem, dando a impressão de rosto mais caído.

Além do fator cronológico, a dermatologista alerta que alguns outros motivos contribuem para o envelhecimento da face, como o tabagismo, a exposição exagerada ao sol e o estresse. “Alguns fatores conseguimos modificar, mas o cronológico não. E por isso que vamos lançar mão de procedimentos estéticos”.

A solução

Preenchimento facial é uma das saídas para quem procura disfarçar os sinais de envelhecimento no rosto. A Especialista alerta que o ideal é não esperar os efeitos ficarem intensos, mas sim pensar no conceito de prevenção ou correção leve das imperfeições. Ela garante que isso é mais eficaz e evita cirurgias extensas e exageradas, o que deixa o rosto quase irreconhecível. “Assim, os procedimentos médicos estéticos são menos agressivos, menos demorados e mais sutis, preservando as características da aparência individual”.
A médica conta que para ter os sinais de jovialidade de volta, os métodos seguem a teoria dos 3 R’s de rejuvenescimento facial: relaxar a musculatura, repor o volume e redefinir o contorno facial. De acordo com a médica, “a toxina botulínica ajuda no primeiro item e os preenchedores, nos dois últimos”.

Efeitos adversos e contraindicações

Antes de tudo, é fundamental que a intervenção estética seja feita com um profissional competente. Gestantes, mulheres em fase de amamentação e pacientes com alergia aos componentes do preenchedor, portadores de doenças autoimunes ou com lesão na região da pele onde o produto será aplicado devem evitar os procedimentos.
É comum que logo após a intervenção a região fique vermelha, inchada ou roxa no local da injeção. Esses sintomas desaparecem depois de algumas horas. Já os cuidados após a intervenção são simples: não tomar sol e usar protetor solar diariamente.