FAÇA CONTATO









É inevitável, de fato, que com o tempo as rugas aparecem e denunciam a idade. Contudo, com diversas opções de tratamento contra elas, ficou mais fácil minimizar o aspecto da pele envelhecida. Para iniciar a ação contra as rugas, primeiro é necessário saber que existem dois tipos delas: as estáticas e as dinâmicas.

A primeira é causada pelo envelhecimento natural da pele. Ocorre diminuição da espessura das camadas e da estrutura elástica da pele (perda de colágeno e elastina) e baixa da capacidade de regeneração celular. “Todos esses fatores ainda podem ser somados a ação de agentes externos como sol, fumo, poluição e doenças que podem agravar e acelerar o aparecimento das rugas estáticas”.

Já as dinâmicas são aquelas ocasionadas pela atividade muscular. Como os músculos estão ligados à pele, a movimentação repetida provoca aparecimento das rugas dinâmicas, pois, como resultado dessas contrações, surgem linhas de expressão na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. “Do ponto de vista prático, esses dois tipos de rugas podem muitas vezes estar associados, mas o tratamento é diferente”, ressalta.

No caso das rugas dinâmicas a melhor indicação é aplicação de complexo de neurotoxina, medicação que age nos músculos diminuindo a movimentação muscular. Já a prevenção é necessário evitar movimentos repetitivos e expressões faciais que provoquem a movimentação dos músculos em questão.

Em relação às rugas estáticas podem ser utilizados vários tratamentos como aplicação de preenchimento com ácido hialurônico, tratamentos com aparelhos a laser, aplicação de luz intensa pulsada e tratamento com radiofrequência. No caso da prevenção, incluir medidas para uma vida saudável é uma ótima pedida.

“Boa alimentação, exercícios físicos para prevenção de doenças em geral, evitar exposição solar exagerada, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas são algumas atitudes a serem tomadas se a pessoa quer evitar rugas”, diz a dermatologista. Além disso, podem ser utilizados tratamentos locais contendo produtos antioxidantes como chá verde, vitamina A, C, e E.

Há grande número de lançamentos para esses fins, por isso, antes de realizar tratamento, recomenda-se que se consulte médicos dermatologistas ou profissionais com habilitação e especialização na área para não correr risco de complicações e também evitar tratamentos sem comprovação científica.

Truques são bem-vindos

Tratamentos preventivos são essenciais para combater as rugas, mas, quando a necessidade apertar e você precisar disfarçar as rugas de alguma forma, recorra à velha e boa maquiagem. Usar o primer, um hidratante que prepara a pele para receber a maquiagem, é uma boa pedida. O produto ameniza as imperfeições. Dê preferência à base e ao corretivo de texturas leves, pois os cremosos acentuam as inimigas. Produtos com proteção solar e anti-idade são mais que bem-vindos na nécessaire de qualquer mulher. Se for usar lápis de olho, opte pelas cores marrom ou grafite, pois a cor preta acentua as imperfeições. Já as sombras devem ser de preferência claras e focas, pois as cremosas podem escorrer devido à pele mias flácida.