A acne é uma doença inflamatória crônica dos folículos pilossebáceos, em particular da face e tronco superior. Existem vários tipos de acne. Para o diagnóstico, além da anamnese e exame clínico às vezes há necessidade de investigação hormonal. As causas são múltiplas. É muito importante que o profissional entenda o problema psíquico que essa lesão causa nos pacientes e a importância de se solucionar o problema.

Os tratamentos são:

Medicações de uso tópico
As medicações de uso tópico (cosméticos) são grandes aliados no tratamento da Acne, ajudando diretamente no controle de seu desenvolvimento. Aplicados diretamente na lesão, os Cosméticos podem ser do tipo esfoliante, secativo ou antibiótico.

Medicação Oral para acne
A Farmacoterapia tem maior indicação nos casos de presença bacteriana em pústulas e lesões . O tratamento de escolha são os antibióticos e os retinóides. O acompanhamento pelo médico especializado é fundamental durante o tratamento.

Peelings
Utilizados durante o tratamento atuam na desobstrução dos poros, como agentes secativos e reparadores do colágeno, agindo com eficácia em todas as fases evolutivas da Acne. Excelentes resultados inclusive nas manchas residuais pós-lesão. Durante o tratamento é indispensável o acompanhamento do médico especializado. O tempo de duração do procedimento dependerá do Peeling indicado. Duração média de 30 minutos a sessão.

Luz Intensa Pulsada – LIP
Necessária avaliação médica para o tratamento. Consiste na aplicação de um feixe de luz que elimina a acne, ao destruir as bactérias que a provocam.
Age na destruição bacteriana e na diminuição do processo inflamatório.
Sua utilização pode ser única ou em associação com outros tratamentos.

Limpeza de Pele
Desobstrui os poros e melhora a oleosidade da pele, além de ajudar os cosméticos a terem uma melhor penetração na pele tendo, assim, melhor resultado. Deve ser feita pelo menos uma vez ao mês. Dependendo do caso, de 15-15 dias. Dura em torno de 60 minutos.