É um distúrbio pigmentar da pele que ocorre principalmente no rosto. Clinicamente o Melasma carateriza-se por manchas acastanhadas na pele, sem sintomas, podendo acontecer simetricamente ou não. Considerado um distúrbio crônico, seu tratamento e prevenção devem ser contínuos.

A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.

Para se saber a profundidade do melasma e consequentemente qual o tratamento mais adequado o médico usa um aparelho específico para avaliação da pele.

Tratamentos

Medicações de uso tópico para manchas
O tratamento é feito com o uso de substâncias despigmentastes aplicadas na pele. A associação dos despigmentantes com alguns tipos de ácidos geralmente aumentam sua eficácia.
Quando o pigmento se localiza mais profundamente a melhora é mais difícil, exigindo persistência para se obter um bom resultado.
O acompanhamento do médico é essencial para maior segurança e satisfação com os resultados.
As medicações de uso tópico devem ser prescritos para cada paciente individualmente e a receita não deve ser repetida pelo paciente a não ser que o médico avalie novamente.O uso do filtro solar é fundamental em todos os casos.

Mesoterapia para manchas
Técnica terapêutica que utiliza a via intradérmica para administração de pequenas quantidades de medicamento, ou seja, o tratamento é injetável. A profundidade das aplicações pode ser variável, o que permite um tratamento próximo a região afetada pela patologia.
É um tratamento relativamente novo e tem sido o tratamento mais eficaz para melasmas profundos . Duração em média de 40 minutos a sessão.

Peeling para manchas
O Melasma é uma patologia epidérmica e/ou dérmica, caracterizada pela hiperatividade dos melanócitos. Os Peelings podem auxiliar no tratamento desse inestetismo. Substâncias clareadoras e/ou esfoliativas serão recomendadas de acordo com avaliação médica. Dependendo do grau da lesão o tratamento deve ser contínuo.  Duração em média de 30 minutos a sessão.

Luz Intensa Pulsada
A Luz Intensa Pulsada é outra possibilidade para se tratar as manchas faciais/melasmas.

FAÇA CONTATO