Sim, somos vaidosos!

Os brasileiros estão entre os povos mais vaidosos do mundo: somos o terceiro país que mais consome produtos de beleza. Conheça as particularidades sobre o mercado nacional de beleza.

A nação brasileira é vaidosa. Cada vez mais as mulheres investem em variados tratamentos estéticos para manter a beleza em dia e não saem de casa sem um batom e uma máscara de cílios. Os homens não ficam atrás: eles procuram salões para cuidar da aparência e compram produtos específicos para a beleza masculina. Veja algumas peculiaridades sobre o mercado nacional:

  • Em 2012, a indústria cosmética movimentou R$ 84 bilhões no Brasil;
  • O País está em 1º lugar do ranking mundial no mercado de desodorante; em 2º lugar quando o assunto são itens masculinos, infantis, de higiene bucal, de proteção solar, de perfumaria e de banho, e em 3º terceiro lugar no consumo de produtos de beleza;
  • A expectativa é que, em 2020, o Brasil se torne o maior mercado do mundo no setor de beleza;
  • O País é palco de importantes eventos do mercado, como a Beauty Fair – feira que reúne empresas de diversas regiões do mundo para apresentar as tendências e novidades do setor. A feira já é considerada a segunda maior do mundo e, em 2012, gerou mais de R$ 430 milhões em volume de negócios;
  • Nos últimos quinze anos, o setor de produtos de higiene e beleza no Brasil apresentou crescimento anual de 10% e, atualmente, emprega quase 6 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia da grandiosidade do mercado, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve média de crescimento anual de 2% (nos últimos três anos).
  • Estudos do Data Popular apontam que os gastos dos brasileiros com cosméticos aumentaram 124%, se comparado há dez anos. Isso significa que, em 2013, gastamos quase R$ 60 bilhões em produtos de beleza;
  • As empresas de venda direta de cosméticos atingem lucros gigantescos. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas apontam que, no primeiro semestre de 2013, empresas do mercado faturaram mais de R$ 18 bilhões com esse modelo de venda;
  • Em 2011, o Brasil realizou pouco mais de 900 mil cirurgias plásticas e ficou em segundo lugar no ranking mundial – os Estados Unidos ocuparam o 1º lugar;

Os dez maiores mercados de cosméticos no mundo

País Mercado
(em R$ bi)
Participação
(em %)
1o Estados Unidos 138 15,9
2o Japão 94 10,9
3o Brasil 84 9,6
4o China 64 7,4
5o Alemanha 36 4,1
6o Reino Unido 34 3,9
7o França 32 3,7
8o Rússia 28 3,2
9o Itália 24 2,7
10o México 20 2,3
Total 554 63,7

Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (2012)