O objetivo geral da soroterapia é tratar o organismo como um todo, permitindo que ele alcance seu melhor estado possível. Embora muitos países disponham de coquetéis prontos e que podem ser administrados conforme a vontade e necessidade das pessoas, no Brasil  isso não é possível: a legislação exige acompanhamento médico e diagnóstico prévio ao tratamento.

Por isso, o primeiro passo da soroterapia consiste sempre na avaliação clínica do paciente, em especial suas queixas, sinais e sintomas e realização de exames para averiguar quais nutrientes estão em falta no organismo. Neste momento, o especialista pode também investigar se a pessoa tem alergia a alguma substância ou apresenta uma condição de saúde específica que altera suas necessidades nutricionais ou funcionamento do organismo.

A partir dos resultados obtidos, um médico especializado em medicina integrativa poderá montar um protocolo personalizado para o paciente, com base em suas necessidades e características individuais. A duração do tratamento e a forma de aplicação (intramuscular ou intravenosa) dependerão da substância administrada e dos objetivos do protocolo terapêutico.